Home CONHEÇA A CIA Modalidades Treino diário de abdominais: mitos e verdades

Treino diário de abdominais: mitos e verdades

197699
3

Barriga negativa ou tanquinho é objetivo de todo mundo ao começar a fazer treino diário de abdominais.
Mas o fato é que fazer exercícios abdominais todos os dias pode não trazer exatamente o resultado esperado.
Veja o que é mito ou verdade com essas dicas do gerente técnico da Cia Athletica, Cacá Ferreira.

Treino diário de abdominais: homens e mulheres com o mesmo objetivo 


Geralmente homens e mulheres possuem objetivos diferentes nos treinos: eles querem ter um peitoral que impõe respeito e pelo menos 40 centímetros de braço. Elas já pensam em diminuir o culote, aumentar o bumbum e fortalecer o “bracinho do tchau”.
Mas existe um grupo muscular que preocupa ambos os sexos: o abdômen!
Quem quer saber como definir a barriga para ter aquele efeito tanquinho deve dedicar tempo e esforço em um treinamento com exercícios para abdômen específicos para atingir todos os músculos que constituem o grupo.
Como existem vários detalhes na execução e acompanhamento do treino abdominal, muitos mitos foram surgindo ao longo dos anos.

Devo fazer muitas repetições para o abdominal ficar forte: mito! 

“O músculo abdominal é igual a qualquer outro. Se deseja torná-lo mais forte precisará de uma carga progressiva, sempre”, diz Cacá Ferreira sobre este mito.
Portanto, assim como acontece em qualquer outro músculo, para fortalecer o abdômen o número de repetições não influencia, e sim o aumento da carga.

Fazer abdominal queima gordura localizada: mito 

A queima de calorias é sempre geral. O que pode acontecer é a confusão com a hipertrofia, que desenvolve um ou mais músculos isolados.
“O exercício abdominal queima calorias, contribuindo assim com a perda de gordura geral, incluindo na região do abdômen e não somente neste local.”

Faça abdominal todos os dias, pois o músculo abdominal recupera rápido: mito 

Você pode até fazer exercício abdominal todos os dias, mas tente alternar entre os exercícios que trabalham diferentes músculos.
“A recuperação da musculatura abdominal é igual a todas as outras e está relacionada ao tipo de treino realizado. Isto é, um treino com foco na hipertrofia necessitará de 48h a 72h de recuperação, já um treino para aumentar a resistência, entre 24h e 36h”, reforça Cacá Ferreira.

Abdominal é fundamental para estabilização do tronco: verdade 

Mas para que serve o abdominal se não faz queima de gordura localizada?
Cacá Ferreira responde que todos os músculos associados ao tronco auxiliam na estabilização do mesmo. Porém, os músculos abdominais são imprescindíveis no equilíbrio da coluna lombar e da cintura pélvica.
Segundo o gerente, a musculatura abdominal fortalecida, juntamente ao assoalho pélvico e as costas, formam uma caixa protetora para os órgãos.
“Além disso, esse fortalecimento também dá maior estabilidade para os movimentos das pernas, braços e cabeça durante as atividades do dia a dia e também esportivas.”

Fortalecer o abdômen previne dores nas costas: verdade

Cacá afirma que uma musculatura abdominal fortalecida, com o correto treino de abdominal, principalmente se tratando dos músculos transverso abdominal, oblíquo interno, reto abdominal e oblíquo externo, auxilia na distribuição da carga sobre a região lombar.
Isso porque a coluna vertebral, com a musculatura em dia, consegue manter sua curvatura natural preservada.

Devo trabalhar o abdômen em contrações estáticas e dinâmicas: verdade

Mas como fazer melhores abdominais?

Cacá revela que o trabalho deve ser equilibrado para atingir propósitos diferentes, mas complementares.
“Os músculos mais profundos do abdômen  são mais  ativados na manutenção da postura, logo trabalham de forma estática. Os mais superficiais  são ativados para realizar movimentos, portanto de forma dinâmica. O trabalho equilibrado de forma estática e dinâmica pode favorecer o desenvolvimento mais global da musculatura abdominal,” disse.
Os exercícios dinâmicos são todos aqueles feitos com repetições de movimentos e os estáticos são de sustentação e postura, como aqueles realizados na prancha.

O fortalecimento do abdominal deve ser prioridade no início de um programa de atividades: verdade 

Nem sempre as pessoas dão a importância devida aos exercícios para o abdômen, geralmente deixando-os para o fim do treino.
Alguns dão a famosa desculpa de que se não tiver tempo para fazê-los na academia, podem realizá-los em casa, o que nem sempre é uma verdade.
Mas essa prática não é ideal, pois o treino abdominal no início de um programa fortalecerá o tronco que, por sua vez, auxiliará na distribuição das cargas durante todo o treinamento, principalmente nos movimentos com pesos distantes do centro do corpo.
Por esses e outros mitos que aconselhamos fortemente o acompanhamento de um professor sempre que for realizar alguma atividade física, seja para série de musculação  ou treinamento funcional.
Não acredite em sites que não são confiáveis, perfis de redes sociais ou no seu amigo que jura que pesquisou!
Sempre que tiver em dúvida sobre alguma questão, pergunte para um profissional. As dúvidas podem ser simples, como: “Como se faz abdominal?”. Ele vai saber falar sobre a postura correta, o que pode e não pode.
Mas você também pode aproveitar caixa de comentários abaixo para esclarecer suas dúvidas. Teremos muito prazer em responder. Bons treinos!

Treino diário de abdominais mitos e verdades

3 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome