O conceito Treinamento Funcional é uma expressão que vem invadindo cada vez mais as academias e já não é mais apenas uma tendência, tornou-se uma realidade nas séries de musculação e nos treinos complementares de corrida.

No Brasil, o Treinamento Funcional teve sua origem na Fisioterapia, ajudando atletas e pessoas comuns a se reabilitar de algumas lesões e cirurgias.
A partir daí, profissionais de Educação Física e de Esportes começaram a utilizar o mesmo conceito com o objetivo de aprimorar funções motoras. Thompson (2012) define-o como a utilização de força para melhora do equilíbrio, coordenação, potência e resistência, sendo frequentemente utilizado em programas clínicos que imitam atividades da vida diária.
De acordo com alguns autores (Bossi, 2011; Coutinho, 2011), o termo surgiu do reconhecimento dos trabalhos realizados na reabilitação de soldados na Segunda Guerra Mundial e nos treinos para atletas olímpicos nos anos 50, quando se percebeu a necessidade de trabalhos específicos e diferenciados para cada modalidade esportiva.
Em um conceito técnico, Clark (2001) afirma que movimentos funcionais referem-se a movimentos integrados multiplanares e envolvem redução, estabilização e produção de força. O último posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte (Garber, 2011) recomenda que o Treinamento Funcional seja inserido em meio ao programa de treinamento resistido. Sendo assim, o ganho de força é sim verdadeiro, mas não podemos compará-lo à força propriamente dita de um treinamento de musculação realizado em aparelhos.
O grande resultado que combina as duas modalidades é o ganho expressivo de força básica em movimentos guiados e de força em movimentos em que existe uma adaptação corporal envolvida no exercício. A força é uma capacidade física imprescindível para a manutenção e aprimoramento da capacidade funcional do corpo humano, sendo a base para a resistência muscular, velocidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade.
(Campos e Coraicci Neto; 2004) Fleck e Kraemer (2006) afirmam que a força é um fator importante para as capacidades funcionais e que deve ser mantida durante o envelhecimento, pois é vital para a saúde, proporcionando diversos benefícios. Concluímos que a força muscular é fundamental para o desempenho nas atividades cotidianas e esportivas e que o treinamento de força é bastante relevante nos programas de Treinamento Funcional.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome