Você conhece a importância de trabalhar a psicomotricidade das crianças?

Nesse post, entenda aqui porque cada vez mais é importante atividades de psicomotricidade para educação infantil e até na academia.

O que é psicomotricidade?

De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade, essa é uma ciência que busca conectar os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. Ou seja, pode ser trabalhada dos bebês aos idosos.

Para entender o que significa psicomotricidade, é preciso dividir a palavra praticamente sílaba a sílaba: psi (aspectos emocionais), co (cognição ou processamento das informações), motric (movimento humano) e idade (etapas de vida).

Ou seja, essa ciência trabalha diversos aspectos que se relacionam entre si como a própria emoção, memória, percepções sonoras ou gestos carregados de intenção em cada momento da vida. Esses aspectos não são imutáveis, a cada fase as pessoas vão modificando suas expressões emocionais, movimentos corporais e até suas percepções sociais.

Por isso, é certo dizer que trabalhar a psicomotricidade vai trazer diversos benefícios de saúde emocional, cognitiva e motora.

O desenvolvimento infantil tende a ser amplamente beneficiado quando os pais, educadores e  psicólogos lançam mão de atividades psicomotoras para as crianças.

A importância da psicomotricidade na educação infantil também é imensa porque vai ajudar em diversos aspectos do desenvolvimento, como:

  • Estabelecer consciência e respeito ao espaço de outras pessoas;
  • Motivar as crianças a descobrir suas próprias expressões;
  • Induzir as crianças à capacidade de percepção de movimentos e respostas corporais;
  • Incentivar a ação criativa e emocional;
  • Estimular a coordenação motora.

Embora tenha muito a ver com Educação e psicologia, aprendizagem motora e psicomotricidade também é tema de aula de academia.

Atividades de psicomotricidade

Trabalhar a psicomotricidade poderá também ajudar as crianças a enfrentar problemas como dislexia ou dificuldades de concentração.

As atividades de psicomotricidade podem parecer brincadeiras, mas têm objetivos que vão bem além da ludicidade. Algumas delas, vão até mesmo ajudar a criança a formar uma imagem dos papéis que farão no futuro como adultos.

Então para trabalhar a psicomotricidade infantil, brincar de boneca ou até mesmo chutar uma bola poderão ser bem mais que pareçam, podem ajudar a formar imagens ou até mesmo ajudar as crianças na socialização, evitar bullying e até para extravasar energias.

Porém, muitas atividades das academias trabalham atividades de psicomotricidade em sua essência, que ajudam funções motoras básicas, mas também trabalham a expressão corporal, como o Pilates e os treinos funcionais para os adultos, ou as aulas de natação infantil.

Como sugestões de atividades de psicomotricidade na educação infantil e na academia, os profissionais qualificados podem usar materiais como arcos, cordas e bolas, para trabalhar equilíbrio, orientação espacial, tônus muscular ou lateralidade em atividades livres ou até mesmo circuitos e jogos psicomotores.

As atividades podem ser em salas menores ou quadras, desde que se permita fluência do movimento dos participantes de forma segura.

Aula de psicomotricidade na Cia

Na Cia, ao lado da natação infantil, e psicomotricidade é uma atividade indicada para os bebês.

Essa aula visa realizar uma estimulação motora para os bebês. De acordo com a idade, eles vão realizar movimentos como subir, descer, rolar, engatinhar ou até equilibrar-se.

Nessa aula coletiva, os pequeninos serão orientados por profissionais qualificados que vão realizar brincadeiras de psicomotricidade inspiradas em alguns movimentos que eles já praticam em casa.

Entendeu sobre psicomotricidade, o que é e sua importância para todas as pessoas? Agende uma aula de psicomotricidade e aprendizagem aqui na Cia.

Tenha um experiência Cia Athletica

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome