No mundo fitness, o termo treinamento funcional tem sido cada vez mais presente nas conversas e indicações de exercícios físicos.

A motivação é principalmente porque os exercícios funcionais têm sido considerados os mais adequados para a  melhora dos padrões de movimento, da resistência, flexibilidade, postura e força, além de grande perda de peso.
Entenda melhor o que são e para que servem os treinos funcionais.

O que é treinamento funcional? Conheça a base de tudo

O termo “funcional”, segundo o dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.
Além disso, outra explicação é que: “Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”. (Campos Neto; Neto, 2004)
Então para entender tudo isso em palavras mais simples é válido dizer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar e assim por diante.
O exercício funcional vem para somar às demais modalidades presentes nas academias e, assim, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.
Porque segundo as orientações da ACSM (American College of Sports Medicine), toda novidade desperta curiosidade entre alunos e professores, mas nenhuma atividade física é completa por si só, portanto, sempre requer a sua associação com outras atividades que a completem.

Academia funcional: trabalho mais globalizado dos músculos

O treino funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade, direcionado a alguma modalidade.
As situações do dia a dia, por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
Sendo assim, a proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.
O exercício funcional tira o praticante dos movimentos mecânicos e eixos definidos e isolados, muito comuns na musculação.
Essa nova forma de academia funcional é baseada em circuitos, que vão mudando de acordo com as aulas, fazendo com que a pessoa pense no movimento que está realizando e não apenas executando-os mecanicamente.
Pode ser praticado em grupos, mas também pode acontecer como um treinamento individual.
Para a sua realização, o treinamento funcional utiliza elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.

Aula funcional: três grandes bases 

Como acontece essa prática do exercício funcional?

Primeiro, é realizada a transferência de exercícios convencionais para funcionais, ou seja,  é feita  uma troca gradativa de exercícios em máquinas, para exercícios com o próprio corpo.
Depois acontece o treinamento do Core, ou seja, acontece a concentração do trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal.
E na sequência vem o treino de propriocepção ou bases instáveis na aula funcional, que é realização de trabalhos seguros em superfícies instáveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a uma adversidade.
Estudiosos do movimento revelam que a maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas.
Os exercícios funcionais devem ser aplicados gradativamente dentro de uma série de musculação, como citado acima, e o primeiro ponto forte a ser trabalhado é o centro do corpo, fazendo você ter um melhor resultado dentro do seu trabalho planejado.
Em resumo, o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano.
Hoje muitos professores tem se especializado no assunto e nossos alunos tem, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.
Mas lembrem-se que para a realização de qualquer exercício, é preciso antes uma avaliação física , que vai revelar as condições individuais para a prática escolhida.

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