Crossfit é uma das modalidades que mais cresce, virou uma nova febre. Mas quem sabe exatamente o que é crossfit?

Uma definição genérica, mas que reflete exatamente para que serve o crossfit, é que essa prática faz as pessoas superarem seus limites.

Leia esse artigo e saiba o que é , para que serve, o que melhora e como evitar lesões no crossfit.

Crossfit: o que é e de onde surgiu? 

Mas antes de ir para outras explicações para a primeira questão: o que é crossfit? É um método de treinamento com foco no condicionamento físico e saúde, desenvolvido para melhorar as capacidades fisiológicas de qualquer tipo de pessoa.

Através de exercícios funcionais constantemente variados em alta intensidade, seu objetivo é melhorar 10 capacidades físicas do ser humano: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e precisão.

A prática, que também pode ser praticada de maneira competitiva, no Crossfit Games, faz o que todo mundo quer na atualidade: emagrecer, além de  promover grande condicionamento físico.

O Crossfit começou a ser idealizado a partir da década de 1990, por um ex-ginasta norte-americano chamado Greg Glassman.

Ele começou a desenvolver esse novo método para desenvolver o atleta como um todo, o que não ocorria na metodologia convencional de treinos.

Competidor de ginástica olímpica, ele uniu seus conhecimentos na área de treinamento para desenvolver o treinamento cruzado, o CrossFit.

Treinador também do Departamento de Polícia de Santa Cruz, na Califórnia, Glassman abriu sua primeira academia em 1995, mas em 2000 a marca Crossfit estava sedimentada.

De lá para cá, são mais de 15000 centros, e 154 países já adotaram o método.

Já sabe o que é Crossfit, mas conhece as capacidades desenvolvidas? 

Entendido o que significa Crossfit, saiba que essas capacidades físicas podem ser desenvolvidas através de exercícios aeróbios (que visam a melhora do condicionamento), exercícios ginásticos (que oferecem um domínio maior do próprio corpo) e exercícios de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), que proporcionam aos praticantes o domínio de cargas externas.

A parte principal do treino é o WOD (Workout Of The Day, no nosso português, o treino do dia), que sempre traz aos praticantes uma tarefa, uma espécie de desafio,  como por exemplo:

  • Realizar o maior número de séries ou repetições em um intervalo específico.
  • Realizar um número determinado de séries em menor tempo.

Como evitar as lesões no Crossfit? 

Em qualquer modalidade de treino, o atleta está sujeito a lesões, seja praticando squash ou hiit),  e no Crossfit não é diferente.

Importante é saber que sempre, para evitar lesões em qualquer modalidade, os praticantes devem respeitar seu corpo e aprender a ouvir as informações que ele dá.

Entre os cuidados a serem tomados, é primordial  para uma prática segura e eficiente saber respeitar o descanso e, além disso, investir um bom tempo em trabalho de mobilidade articular  e flexibilidade.

Escute o seu treinador e esteja sempre focado na melhora técnica gradual!

Muitos praticantes têm pressa por resultados rápidos e querem subir rápido suas cargas ou desenvolver exercícios complexos antes mesmo de dominar exercícios básicos. Todos esses fatores podem expor a lesões.

Além dos cuidados citados acima, durante os treinos os praticantes devem estar atentos no ambiente como um todo para garantir sua segurança, assim como dos demais participantes.

Outra dica é estar atento como se estivesse dirigindo: quem conduz um carro  é responsável por ele e deve ter atenção aos demais veículos.

O Coach tem um papel muito importante nessa parte, pois como está de fora, não está treinando, terá sempre uma visão geral podendo distribuir os alunos no espaço de maneira segura sempre antecipando e evitando situações de risco.

O que comer antes do treino de Crossfit?

Depois de saber o que é o Crossfit e entender que a prática exige treinos de alta intensidade, é preciso tomar cuidado também com o que comer antes do Crossfit.

Até porque alguns alimentos, como os minerais, ajudam a melhorar o desempenho, condicionamento físico e recuperação muscular.

Por isso, invista em uma alimentação balanceada todos os dias com cereais, frutas, carboidratos e proteínas.

A primeira dica para antes do treinamento do Crossfit é evitar alimentos muitos líquidos, como vitaminas ou leite, pois o esforço dos Wods podem causar náuseas e até uma dorzinha na barriga.

Mas para uma hora antes do treino, pode investir, por exemplo, em um sanduíche de pão integral com proteína (queijo branco,  peito de peru ou atum) ou uma tapioca com queijo.

Se estiver a meia hora antes do treino, pode ingerir um copo de iogurte e uma colher de granola ou uma banana amassada com canela, que vão conceder energia suficiente para praticar os exercícios.

Tenha um experiência Cia Athletica

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome