Cross Training emagrece
O que é cross training? Na tradução literal do inglês, cross training significa treinamento cruzado.
Combina duas ou mais atividades, com exercícios mais intensos e que geram alto gasto calórico, mas podem ser muito indicados também  na prevenção de lesões.
Com a realização de atividades funcionais, de alta intensidade, os praticantes melhoram o condicionamento físico, aumentam a definição muscular, e, sim, podem emagrecer.

Cross training:  fortalecimento de grupamentos musculares 


Um cross circuit training ou treinamento em circuito cruzado, vai permitir que o praticante realize atividades diferentes , além de utilizar e fortalecer diferentes grupamentos musculares.
Além disso,  o praticante de cross training gera um consumo energético mais elevado do que uma pessoa que faz uma atividade só, o  que a torna mais eficiente porém mais econômica.
Os exercícios de cross training mais intensos são os mais eficazes porque trazem mais benefícios no processo de emagrecimento, proporcionam alto gasto calórico e são capazes de produzir maior quantidade de enzimas e hormônios que favorecem a oxidação de gordura.
Além disso, aumentam a sensibilidade à insulina e a taxa metabólica de repouso.

Cross training circuit: prevenir lesões está entre os benefícios

Quando o educador físico idealiza um plano de treinamento cruzado (cross training workout plan), que normalmente tem sessões mais curtas, de cerca de 30 minutos, ele pode ajudar a prevenir lesões porque proporciona maior equilíbrio muscular.
O profissional utiliza o método cross training (cross training method) com o objetivo de melhorar a força, velocidade, a resistência e o sistema cardiorrespiratório do praticante, com exercícios que não caem na rotina e, assim, mantém o prazer de se exercitar.
Além disso, também mescla atividades mais leves ou moderadas em dias de recuperação pós treino, ou seja, a motivação para os exercícios só aumenta.
Isso sem contar que o volume e a intensidade propostos geram emagrecimento, o que é o maior objetivo da maioria dos praticantes.
De acordo com a ACSM WORLDWIDE SURVEY,  o treinamento em circuitos está entre os 20 primeiros  Top  Trends no ranking de tendências fitness 2018, ocupando o décimo sétimo lugar.

Iniciantes devem tomar cuidado ao optar por cross training

 É muito importante esclarecer que uma academia que oferece o cross training (cross training gym), deve esclarecer que esse sistema de treinamento pode não ser o mais indicado para os iniciantes.
Para acompanhar  os treinos de alta intensidade e o praticante deve já ter um bom nível de condicionamento físico anteriormente.
Os  exercícios são amplos, naturais e rápidos, então os iniciantes que estão interessados em sessões de exercícios curtos e muito intensos, devem primeiro adotar os métodos aeróbicos mais tradicionais, justamente para ganhar mais condicionamento físico.
Só depois disso, é válido pensar em experimentar essa estratégia fitness de emagrecimento tão avançada.
É importante lembrar que os programas de emagrecimento  mais utilizados hoje nas academias para modificar a composição corporal com  rapidez começam com um comprometimento com uma alimentação saudável.
Associados à alimentação saudável devem estar os exercícios cardiovasculares que mobilizam gordura, como hidroginástica, caminhada, corrida, remo, natação, spinning, aeróbica, hopping, step, etc.
Além disso, outras práticas também promovem estímulos musculares  mais fortes, como ginástica, treinamento funcional, musculação e  body pump, e atividades mistas de maior intensidade como HIIT, Cia Cyde e Crossfit.
O número de sessões semanais indicadas varia de 3 a 6. Vai depender dos objetivos e das condições físicas de cada pessoa.

 

 

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