Liberação miofascial: conheça a aula que utiliza rolo e auto-massagem.

Liberação miofascial.
Liberação miofascial.

O que é Liberação Miofascial?

A liberação miofascial visa alterar a fáscia, devolvendo-lhe a elasticidade e flexibilidade perdidas e pôr fim às dores sejam elas crônicas ou não.
A fáscia ou tecido conectivo é um tecido que envolve, separa e divide o corpo em tecidos, órgãos, células, etc..
Ela forma uma bainha de contenção e auxilia no deslizamento dos músculos entre si, separando os diversos músculos, evitando o atrito e coordenando os movimentos.
A fáscia se altera de acordo com o sistema nervoso e emocional uma vez que são estes sistemas que dão ordem ao nosso corpo para agir e reagir.
Acidentes, traumatismos, infecções e muitas outras situações criam alterações na estrutura fascial, os famosos pontos-gatilho, que acabam resultando em dores, que podem ser crônicas,  fasciais ou miofasciais.
Na liberação miofascial, os   rolos de espuma são usados para restaurar o alinhamento, melhorar a consciência do corpo, melhorar a postura e flexibilidade, desafiar o controle neuromuscular e aliviar a tensão muscular e dor.
Podem também adicionar uma nova dimensão para muitos tipos de exercícios e são indicados para  praticantes  de todas as idades e tipos de corpo.

Os exercícios desta aula têm por objetivo:

  • posicionamento básico e alinhamento postural
  • estabilização do tronco
  • treinamento de flexibilidade
  • treinamento de equilíbrio

Os rolos de espuma têm sido utilizados na academia como uma ferramenta multiuso para melhorar a estabilidade do tronco, equilíbrio, propriocepção, mobilidade dos tecidos moles e consciência do corpo.
Os rolos de espuma são cilíndricos,  leves e tipicamente feitos de espuma de polietileno. Podem ser usados ​​em uma configuração de grupo ou em duplas.
Os exercícios são executados em diferentes posições – supino, em pé, sentado e em quadrupedia.
Independentemente da posição utilizada, a coluna lombar deve permanecer na posição neutra.

Algumas dicas de segurança para o praticante:

  • inicie sempre em posições  mais estáveis.
  • progrida para posições mais instáveis.
  • Esteja sempre descalço  quando está sobre a superfície redonda de um rolo de espuma porque usar sapatos diminui o feedback proprioceptivo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome