a dança e a corporeidade como atividades físicas
a dança e a corporeidade como atividades físicas

A corporeidade é um termo da filosofia para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento de relação com o mundo.
Já a dança é a arte do movimento e da expressão. Nasceu da manifestação das emoções primitivas, da comunhão mística do homem com a natureza.
Juntas, a dança e a corporeidade desenvolvem o ser como um todo. Leia aqui como acontece esse processo.

Corporeidade: significado passa pela interação com o mundo

Quando pensamos em o que é corporeidade, fica mais fácil quando refletimos que o corpo é movido pelas intenções que surgem na mente.
Essas manifestações vão acontecer através do corpo, que vai interagir com o mundo e receber uma resposta dele.
Essas respostas voltam à mente, que informa o corpo através de seus órgãos sensoriais, e de acordo com a resposta do mundo, a mente pode mudar ou reafirmar suas intenções.
Quando o desafio é: defina dança? A resposta da língua portuguesa é que são movimentos ritmados, provenientes de algum som, utilizando passos e gestos já definidos ou então improvisados.
Veja como fica fácil entender a relação entre a dança e a corporeidade.
Com a dança, a pessoa tem oportunidade de criar e recriar movimentos. O indivíduo interage, controla seu corpo, sua mente e aprimora suas habilidades.
Com essa manifestação física é até possível realizar treino de hipertrofia, que estimula, inclusive, movimentos semelhantes aos do cotidiano e mexe com grupos musculares.
Isso vai enviar uma mensagem ao cérebro, que vai devolvê-la ao corpo de modo a melhorar seu aprimoramento.
Tudo isso só é possível com a participação da construção do conhecimento, ampliando dessa forma a linguagem corporal. Para isso acontecer é importante ter como ferramenta a criatividade no processo ensino-aprendizagem.
A corporeidade evolui com a idade, mas a qualidade dela vai depender do desenvolvimento das relações neuroniais entre as áreas sensoriais e motoras do cérebro.
Por isso, é importante estimular os treinamentos corporais desde a primeira infância.

Corporeidade e educação motora 

É claro que a corporeidade é diferente de acordo com a idade e até os sexos, mas quanto mais cedo as atividades motoras começarem, melhor será a performance do indivíduo ao longo da vida.
No processo educativo, também é importante que o aluno seja agente do conhecimento, e não reprodutor do que o professor ensina. Para ser criativo, é importante a mudança de comportamento.
Quando se fala de corporeidade na educação física, também quando se fala especificamente de corporeidade na dança, é preciso valorizar a individualidade.
Por isso, também é importante a devida avaliação física, para quem vai realizar uma atividade como a dança.
A descoberta do movimento corporal, o aperfeiçoamento dos movimentos e experimentar através das tentativas. E é preciso saber como anda o quadro geral do organismo para realizar essas tentativas.
Quando pensar em fazer uma atividade, dê preferência àquelas que desenvolvam sua parte cognitiva, motora e socioafetiva.
A dança e a corporeidade poderão ser trabalhadas em qualquer faixa etária desde que o profissional tenha como principal objetivo atender às necessidades e expectativas do seu aluno.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome