O chamado sexo frágil, na verdade de frágil não tem nada.

Mulheres aliam força e sensibilidade, misturam feminilidade e coragem, são um misto dos melhores sentimentos e qualidades que um ser humano pode ter. Elas guardam na estrutura delicada uma gana incomum, capaz de movê-las a ultrapassar qualquer obstáculo, superar qualquer desafio, vencer qualquer preconceito. Neste dia das Mulheres, queremos homenagear todas essas guerreiras, especialmente nossas alunas, professoras e leitoras. Pensando nisso, decidimos dividir com vocês um pouco da história de três mulheres incríveis, que tiveram suas  vidas transformadas pelo esporte. É emocionante e inspirador ver o que a atividade física fez por elas!
Danielle Nobile: exemplo de autoestima e superação Há dois anos, Danielle Nobile mal podia imaginar que sua vida passaria por uma grande virada (em todos os sentidos, diga-se de passagem). Foi em 2012 que a atleta de alta performance sofreu um acidente de carro que teoricamente interromperia sua carreira esportiva. Antes do acidente, a vida de Dani era marcada por competições e vitórias no atletismo. Ela chegou a correr 6 meias maratonas, fez inúmeras provas de corrida de rua e se destacou, conquistando alguns pódios em sua trajetória. Quando o acidente aconteceu, Dani estava  se preparando para fazer triathlon e correr sua primeira maratona em 2013.
Seus planos foram interrompidos, mas seus sonhos não! Danielle Nobile ficou clinicamente tetraplégica, um prognóstico grave, mas que não teve o poder de roubar o sorriso dessa mulher tão corajosa e otimista. Dani não tinha o movimento dos pés e sentia muitas dores, mas em contrapartida, ela tinha o movimento das mãos, muita vontade de viver e um desejo enorme de voltar ao esporte. E ela voltou! Três meses após ter sofrido a lesão medular, Danielle começou a praticar natação. Ela se permitiu também conhecer outras modalidades, como a canoagem, vela, handball, basquete, tênis de quadra e tênis de mesa. Passados seis meses do acidente, Dani  Nobile reiniciou seus treinos na Cia Athletica e quando completou dez meses de lesão, a atleta conquistou as primeiras medalhas de ouro em competições regionais. De onde vem tanta força? A resposta é simples! Vem de dentro. Vem do amor ao esporte, vem da capacidade de transformar tristeza em alegria, vem do desejo de vencer, independentemente de qualquer limitação física.
Rosana Merino: nada pode parar quem nasce para vencer Nascida em uma família de atletas, Rosana Merino é outro exemplo feminino de superação. Nadadora dos 4 aos 21 anos, ela também se dedicou a outras modalidades esportivas, como as corridas de rua, o ciclismo e o Triathon, sua paixão até hoje. Paralelo à carreira de atleta profissional, Rosana também construiu uma sólida base acadêmica. Ela estudou Educação Física e foi justamente depois disso que se tornou treinadora de equipes de natação e ciclismo. Transformar iniciantes em campeões passou então a ser a maior motivação de Rosana Merino. Mas em março de 2011, após uma cirurgia de hérnia de disco, ela sofreu um choque medular, que acabou deixando-a tetraplégica. A campeã sul-americana de natação e triatlon, treinadora respeitada e atleta referência no Brasil, agora se via diante de uma nova luta: a busca por recuperar os movimentos.
Ela ficou afastada das atividades como treinadora durante alguns meses, mas a paixão pelo esporte falou mais alto. Ela voltou a treinar os atletas e tem a cada dia mostrado evolução em sua recuperação – tanto que hoje já está se locomovendo com a ajuda de um andador e continua colecionando conquistas. A cada novo passo dado e a cada nova medalha dos atletas treinados, Rosana Merino tem mais certeza de que deve continuar. É ou não é uma vitoriosa no sentido mais pleno da palavra?
Vânia Castanheira: escolher o lado positivo da vida é sempre a melhor saída A jornalista Vânia Castanheira é uma daquelas mulheres que impressionam pela força. Adepta de hábitos saudáveis, Vânia sempre se alimentou bem, praticou esportes e teve uma vida intensa. Ela nasceu em Moçambique, foi criada em Portugal, estudou na Itália e foi no Brasil que decidiu criar raízes, tanto que mora em terras tupiniquins há quase 10 anos. Vânia sempre encarou a vida de frente e aprendeu a encarar os desafios de forma destemida. Mas em Janeiro de 2013 a sua coragem foi posta à prova. Justamente no ano em que planejava ser mãe, ela descobriu um câncer de mama. O futuro reservava para ela muitos exames, sessões de quimioterapia e algumas consequências físicas. Mas também reservava aprendizados maravilhosos! Vânia precisava decidir entre sofrer e viver.
A escolha foi feita: ela quis viver e tornar sua existência ainda mais significativa. Apesar dos efeitos do tratamento, Vânia Castanheira permaneceu firme nas atividades esportivas e hoje se dedica a ajudar outras mulheres, participando de workshops e palestras relacionadas ao câncer. Além disso, ela mantém um blog onde posta frequentemente a sua rotina de treinos na Cia Athletica, dicas de beleza, nutrição, autoestima e saúde. Vânia costuma dizer que o câncer não trouxe doença, mas sim a cura para sua vida. Para saber mais sobre a história dessa super mulher, acesse http://minhavidacomigo.com/. Você é mulher e tem alguma história de esporte e superação para contar?

Compartilhe conosco as suas experiências através dos comentários. Mais do que um Feliz Dia das Mulheres, desejamos a você uma vida inteira de conquistas. Até a próxima!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome