No mês de dezembro, como vocês puderam acompanhar pelo instagram da @ciaathleticaoficial, fizemos a cobertura da viagem do Sensei de Judô André Gomes da unidade de Campinas para o Japão.Ele viajou para a terra do sol nascente visitando diversos lugares importantíssimos para essa arte marcial tão adorada pelos brasileiros. Essa viagem acabou sendo chamada de #cianojapão

Assim que o sensei voltou de viagem, chegamos a trocar uma palavrinha com ele para saber um pouco mais dessa incrível experiência, veja abaixo o que ele nos disse:

“A experiência foi incrível, muito válida para qualquer um que se interesse pelo Judô ou simplesmente por artes marciais ou pela história mundial da luta. Optamos pelo voo saindo de Guarulhos via Dubai, foram ao total 24 horas de voo (15 horas até Dubai + 9 horas até Tokyo) e também 5 horas de espera no aeroporto de Dubai.
A viagem é bem cansativa e o jet lag também te deixa um pouco confuso, mas a viagem fez esse cansaço valer a pena. Quando chegamos no aeroporto, eu e o Cláudio Tateama, que é técnico da equipe feminina de Campinas e que foi comigo, fomos recebidos pelo Tooru, um amigo nosso que já foi diversas vezes para o Japão, filho de japoneses e que luta Judô e também Sumô, ele acabou ficando de guia nosso na viagem. Faltava 02 dias para o Grand Slam de Tokyo, evento que seria o motivo principal de ter feito a viagem, no qual estávamos muito ansiosos para prestigiar. Bom, logo no primeiro dia que estávamos por Tokyo, fomos até o Tsukiji, o maior mercado de peixes do mundo onde é uma visita imperdível a todos que visitam a cidade, novos cheiros, frutas diferentes, uma grande gama de informação e muito, mas muito peixe! No segundo dia, fomos ao Sensoji, famoso templo do Japão com bastante turistas e com um comércio gigante de itens variados.
Cheguei a comprar um quimono de lazer que os japoneses geralmente usam para ficar em casa. Por exemplo, no próprio quarto de hotel tem um quimono desse tipo para você usar de pijama. Depois chegamos a ir até o Instituto Kodokan, onde foi fundada a primeira escola de Judô e é um lugar mítico para todos aqueles que trabalham ou praticam o esporte. O prédio é enorme com diversos tatames, lojas e museu. Na frente do prédio tem uma estátua de Jigoro Kano, fundador e idealizador do Judô: No terceiro dia chegamos ao tão esperado Grand Slam de Tokyo, foram 03 dias de competição e tivemos o prazer que ir em todos eles. Acompanhamos de dentro do ginásio, das preliminares até as lutas finais. O ginásio tem um padrão altíssimo, com estrutura absurda para a prática do esporte, ficamos de boca aberta.
O Brasil teve 2 medalhas no Grand Slam, as duas de bronze. Uma obtida pela campeã olímpica Sarah Menezes no peso-ligeiro e a outra conquistada por Maria Portela, no médio. Também nos dias de competição pudemos ver muitas crianças assistindo. Lá, as crianças são liberadas para assistir pois elas fazem Judô na escola desde bem pequena e também é impressionante a atenção que elas prestam durante toda a competição. O que pudemos perceber também foi, que muitas figuras e celebridades japonesas foram ao evento para prestigiar o esporte, foram como técnico, na organização ou até entregando medalhas. Tive o prazer de tirar uma foto com a lenda do Judô, Thoshihiko Koga e com nossa campeã olímpica Sarah Menezes. A experiência foi extraordinária, enriquecedora e
 
 
 
muito válida. Foi muito interessante poder ver e vivenciar um Judô direto da ‘fonte’ e aprender um pouco com os criadores desse esporte que tanto amo e admiro.
A experiência foi incrível também de acompanhar tudo daqui e estar com um pé lá no Japão. Se vocês estiverem com alguma dúvida ou gostariam de perguntar algo para o sensei André Gomes, podem enviar seus comentários por aqui que respondemos. Interesses na modalidade? Entrem em contato conosco e venha nos fazer uma visita!

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome