UM GRANDE DESTAQUE DA FÓRMULA TRUCK.  

Geraldo Piquet é um piloto brasileiro de Fórmula Truck que já está 12 anos fazendo história no automobilismo. Conversamos com ele sobre a rotina nos esportes e separamos 10 perguntas que contam um pouquinho da sua vida de atleta dentro e fora do Truck. Confira:

1. Faz quanto tempo que você pratica e é piloto de Fórmula Truck?
Entrei na F-Truck em 2003 e permaneci até 2014 na equipe Mercedes. Em 2015, tirei um ano sabático retornando com a Ford em 2016. Durante esse período, disputei o título em 2008 e 2011 ficando com o vice-campeonato nos dois anos.

2. Na hora da corrida, faz diferença você estar preparado fisicamente ou psicologicamente?
Com certeza… Uma corrida da Truck dura 1 hora. A cada volta brigamos por décimos de segundo. Manter o mesmo nível de performance e concentração é necessário para não cometermos erros ou mesmo acidentes. A temperatura é alta dentro da cabine, ficamos muito próximos ao motor tendo só uma chapa de aço protegendo o piloto. A desidratação e a constante movimentação do volante, câmbio e os pedais de acelerador, freio e embreagem exigem uma preparação física em dia. Isso sem falar da força G das freadas, curvas e aceleração.

3. Qual a sua rotina de treinos antes de uma corrida com o caminhão? Seu treino físico acontece antes ou depois?
No caminhão, treinamos só no fim de semana da corrida. Chegamos quinta no autódromo onde deixamos tudo pronto nos boxes, treinamos na sexta, sábado pela manhã e fazemos a classificação à tarde para montar o grid de largada. No domingo, fazemos um treino rápido para ver se está tudo certo com o equipamento e a corrida. Quanto à preparação física, faço musculação três vezes por semana, aulas de spinning, alongamento, corrida e natação.
4. Logo antes da corrida, você faz algum exercício de alongamento ou preparação?
Antes de entrar no Truck, faço uma série de alongamentos.
5. Depois da corrida, você faz algum treino que lhe ajuda na recuperação devido ao desgaste?
Normalmente,  na segunda-feira após a corrida, fico em repouso e volto aos treinos na terça.
6. Na hora do treino, tem algum músculo ou parte do corpo que precisa de mais atenção?
Para a Truck é importante estar com o core, pescoço, ombros e braços fortalecidos, mas eu faço exercícios para o corpo inteiro.
7. Você pratica algum outro esporte?
Em 2013 comecei a praticar o ciclismo, inclusive fiz um documentário chamado “De Zero a 600”. Com o apoio da Cia Athletica, continuo até hoje participando de provas regionais e algumas nacionais, inclusive a Brasil Ride, considerada a prova de etapas mais dura da América Latina.
8. E quanto à sua alimentação?
Existe uma dieta mais regrada para um melhor rendimento? Durante a semana não como frituras, doces e mantenho uma alimentação balanceada.
9. Na parte psicológica, você faz algum tipo de exercício de meditação ou yoga?
Não pratico meditação nem yoga, mas tenho uma cabeça muito boa para esporte competitivo. Gosto de superar as dificuldades e não desisto dos objetivos.
10. Quanto à Cia Athletica, o que você poderia dizer sobre os benefícios que a academia lhe proporciona?
Sou aluno da CIA desde 2001, as instalações são fantásticas e o clima das pessoas e professores dá um ar de uma grande família. Sempre que preciso de alguma alteração nas minhas séries de exercícios para acompanhar meu desenvolvimento, os professores todos bem-preparados e motivados me ajudam a manter meu preparo físico em dia, seja na Truck, no ciclismo ou mesmo na recuperação de lesões. Tudo isso torna as horas de treino duro mais fáceis de suportar e fazer o próximo treino.

Ficou com vontade de treinar com a gente também? Agende uma visita na Cia e conheça tudo o que temos a oferecer para potencializar ainda mais seus treinos: Acompanhe Geraldo Piquet no Twitter e no Instagram @geraldopiquet e saiba mais sobre seu trabalho no site: http://www.piquetsports.com

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome